sábado, 30 de março de 2013

Doe sangue, doe vida!

Queridos, vamos nos mobilizar e atentar para este assunto, vemos aos montes pessoas precisando de doação de sangue, é o caso de cirurgias que necessitam do sangue para serem realizadas.
Você pode, com esse ato, salvar uma vida, não deixe para amanhã,  se informe, doe, infelizmente as pessoas que precisam do seu sangue não podem esperar...
Vou colocar aqui algumas dúvidas, esclarecimentos e contatos do Hemorio.

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE-
Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)- Estar bem de saúde- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.  O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio- Pesar no mínimo 50 Kg - Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
Perguntas e respostas:

• Soube que o HEMORIO está precisando de doadores de plaquetas, como posso fazer esse tipo de doação?
R: Para doar plaquetas (aférese) é necessário que o doador tenha feito uma doação no HEMORIO há pelo menos 06 meses. Para realizar esta doação, você deve agendar através do Disque-Sangue 0800-2820708. Venha aoHEMORIO, podemos lhe apresentar ao procedimento e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente. Procure o setor de captação de doadores.
Quantos litros de sangue uma pessoa possui?
R: Em média, cerca de cinco litros de sangue.• É seguro doar sangue?R: Sim. O material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.
Por que os hemocentros trabalham tanto para ter doadores voluntários e habituais?
R: Porque a taxa de soropositividade é mais baixa entre os doadores habituais, já que eles conhecem melhor as situações de risco e as formas de contaminação pelos vírus transmissíveis pela transfusão
Qual a diferença entre doador de reposição e doador espontâneo?
R: O doador de reposição é aquele que só doa quando tem um parente ou amigo precisando de sangue. O doador espontâneo é aquele que doa sem se importar em saber quem vai receber o sangue. Ele doa por sentimentos de altruísmo e solidariedade. Por isso, esse doador, geralmente, torna-se um doador habitual.
Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
R: O organismo repõe o volume de sangue doado no mesmo dia. É importante beber bastante líquido (suco, água).
Poderia receber por email o resultado da minha última doação sanguínea?
R: Para garantir o sigilo dos resultados, não enviamos resultado de doação por e-mail. O HEMORIO dispõe dos resultados das doações apenas em suas dependências, mediante apresentação da carteira de identidade, a partir de 30 dias após a doação, de 2ª a domingo de 7 às 18 horas.
O que acontece depois de eu ter doado o sangue?
R: Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pelo HEMORIO. Não fume pelo durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. É importante que você não realize nenhum esforço físico até o dia seguinte ao da doação usando o braço do qual foi retirado sangue. E o mais importante, compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue.
O que é "sangue universal"?
R: É o sangue tipo O Negativo. É considerado universal porque pode ser transfundido em qualquer pessoa, salvo em raríssimos casos. É o sangue que salva nas situações de emergência. No Brasil, apenas 5% da população tem esse tipo sangüíneo. Por isso, os hemocentros encontram muita dificuldade em manter estoques regulares de sangue tipo O Negativo
Por que o HEMORIO parou de enviar o resultado do exame para casa do doador?
R: Por questões de segurança, as informações relativas ao resultado dos exames realizados no sangue doado são prestadas somente pessoalmente aos doadores. Para ter acesso a esse resultado é preciso comparecer ao HEMORIO munido de documento de identidade. Vale ressaltar, que nas situações em que o sangue doado não pode ser utilizado em função de alguma sorologia positiva, o doador é convocado, por carta, a comparecer ao HEMORIO e realizar nova testagem. 
Informações sobre doação de sangue:
doasangue@hemorio.rj.gov.br
DISQUE SANGUE - 0800-2820708

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...